24.12.07

Leituras

Com ainda uma semana até o final do ano, irei aguardar mais um pouco para o post de "balanço", mas já posso divagar sobre uma contabilidade que parece estar bem encaminhada.

Terminei, no sábado, "Lauf, Jane, Lauf" ("Corra, Jane, Corra"), livro do Joy Felding que marcou minha primeira leitura em alemão. Com ele, completei 14 livros não-didáticos, se posso assim considerar aqueles que li além das diversas bibliografias das cadeiras e projetos do mestrado. Em ordem cronológica, iniciando em janeiro,
- Three Roads to Quantum Gravity, do Lee Smolin
- Transformando Suor em Ouro, Bernardinho
- Virando a Própria Mesa, Ricardo Semler
- A Jangada de Pedra, do Nobel José Saramago
- Você está Louco!, de novo do Ricardo Semler
- The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, minha iniciação na série do Douglas Adams
- The Restaurant at the End of The Universe, Douglas Adams
- Life, the Universe and Everything, idem
- Paratii - Entre dois pólos, Amyr Klink
- Mar sem fim, idem, estes dois lidos durante a viagem pela Europa
- So long and thanks for all the fish, de volta ao Brasil e ao Douglas Adams
- Young Zaphod plays it safe, idem
- Mostly Harmless, idem
- Lauf, Jane, Lauf, Joy Felding

Estou agora nas últimas páginas de "Cem dias entre céu e mar", de volta ao Amyr Klink. É um livro bem mais curto (cerca de 150 páginas), mas terei devorado-o em três dias, contra quase dois meses para a leitura alemã (que tinha 450). Contam aí dois fatores: enquanto o livro do Amyr foi lido durante um recesso de férias, "Lauf, ..." teve de disputar atenção com o atrebulado período de final de semestre, quando foram pouquíssimas as ocasiões que pude sentar no sofá com um chimarrão, como estou a fazer agora. E, apesar de estar bem satisfeito com os progressos na leitura germânica, ainda não posso voar pelos parágrafos com a desenvoltura que faço com aqueles escritos no idioma materno, ou, em grau talvez um pouco menor, na língua de Shakespeare.

Fica a dúvida para a próxima sequência. Ainda tenho uma pilha de leituras intocadas, incluindo diversos livros que me foram presenteados na minha formatura, há quase um ano atrás. Tem alguns Tolstoys e Saramagos, biografias, fantasias, livros de filosofia e ciências, enfim, diversão garantida para, com certeza, mais um ano inteiro.

3 comments:

Unknown said...

Audiho!

I found your blog thanks to my kind sister who was nice enough to embed the link in her blog. God only knows how the hell you'd do that. I feel like I'm from a different generation than you guys. I stick to my "Rundmails".
Anyway, it's nice to hear about what you've been doing...
I think you probably do a lot more scientific reading than I do, cause I've managed to read way more non-scientific related books than you did (more than one a week for sure!). But I feel like I've got heaps of time to do that, really! I've never had a life as relaxed as it is now... It's been good.
Anyway, I'm looking forward to getting regular news from you. You're a nice bloke (Am I sounding too aussie?).
All the best, kisses and hugs!
Aussie Julia

Unknown said...

Audi,

com certeza eh legal *ter* um blog. O problema eh *fazer* um blog e ter a paciencia de atualiza-lo. Eu sou meio das cavernas, daquelas pessoas que tem a capacidade de nao ter internet em casa no ano de 2007, quase 2008! Alias, nem internet nem telefone! Acho que eh por isso que eu consigo ler mais de um livro por semana, hehehehe! Mas quem sabe um dia. Ate fiz um blog uma vez, estava muito motivada e tive a ajuda do Julio, mas ficou em um unico "eintrag". Fico com os rundbriefe por enquanto...
Aussie English=British English.
Aussie sports=British sports.
Aussie food=British food.
(Nunca vi uma colonia querer ser tao igual a metropole...)
Aussie weather=very unlike British weather, thank goodness!!!
Don't worry, you'll hear about the whole lot, tim-tim por tim-tim! Got heaps of pictures as well, much more than the ones I usually send.
All the best!

Unknown said...

P.S. Prova disso eh que eu nao consegui usar nem os HTML tags, hahaha! Tentei mas nao deu certo, ele nao entendeu o que eu queria fazer... :-D