10.12.07

Acabou, parte 1

Completei ontem a Volta das Hortências, 130km largando de Igrejinha, subindo a serra de Taquara até S.Francisco de Paula, de lá para Canela, Gramado, descendo por Três Coroas e chegada em Igrejinha. Bem apropriado para última prova do ano - duríssima, muito quente, bastante vento contra. Graças à queda da minha corrente num momento decisivo, perdi a fuga que acabou definindo a prova, ficando com mais dois atletas (Jair Farias, Acivas/Beto's Bike, e Everson Camilo, Vacaria) na "terra de ninguém" entre os líderes (1m30 à nossa frente) e o pelotão (quase 5 minutos atrás). Entre 3, cooperamos bem durante a maior parte do trajeto, mas quando passamos a marca indicando os 5 últimos kilômetros, o Jair insistiu em ficar na minha roda e passou a não revezar mais. Alternei zigue-zagues e inclusive uma parada completa da bicicleta, mas o Jairzinho insistia em ficar de roda. No último kilômetro, o Everson aproveitou a situação de gato-e-rato e atacou forte, e eu optei por não ir atrás dele (que significaria levar o Jairzinho, de graça, no meu vácuo). Esperei os ultimos 300m, e ataquei forte para levar o 6o lugar, mas fora do pódium.

Quando um dirigente da Acivas/Beto's Bike veio me cumprimentar após a chegada, eu desabafei - reclamei da política anti-esportiva que é frequentemente adotada por atletas daquela equipe, e ironicamente comemorei o fato de, apesar do anti-jogo, eles terem ficado ainda atrás de mim, e fora do pódium. Óbviamente estava de cabeça quente, então fui um tanto forte nas colocações, mas concordo com cada palavra que disse - apenas acho que não utilizei-me da melhor forma, tampouco era aquele o melhor momento. De mais a mais, a marcação desta forma está prevista no regulamento, ainda que, na minha opinião, esta atitude prejudique o espetáculo como um todo.

Bueno, e o que falar das outras atitudes, bem menos esportivas, que são tomadas por tantos, inclusive aqui, no nosso certame regional? Óbviamente elas colaboram para que eu tenha esta posição de quase inimizade para com os atletas que são partidários destas escolas de pensamento - especificamente, "a vitória a qualquer custo, e de preferência, pagando barato". Contradição? Por um lado, estão dispostos a tomarem substâncias ilícitas, prejudicando a própria saúde. Por outro, andam rebocados pelos carros de apoio, quando nenhum membro da organização da prova está por perto. E ainda assim, recusam-se a seguir um plano de treinamento consistente, não se alimentam direito, ou não cuidam direito de seu equipamento. Adianta, então? They're all hypocrites, so fuck'em too.

Pois: foi a última corrida da temporada. À noite tivemos a despedida do Pedro no Mulligan, algumas cervejas e batatas-fritas (afinal, inicio oficialmente o período de "férias" dos treinos). Acordei hoje com as pernas ainda doloridas da corrida e uma razoável canseira por todo corpo, mas ainda com a sensação de bem-estar - vivam as endorfinas! Com o Campus do Vale novamente fora do ar, devido, outra vez, ao rompimento (ou roubo) da fibra óptica que liga a Agronomia ao restante da civilização, acabei ficando por casa, para resolver alguns assuntos para os quais precisava da rede. Só falta uma lista de exercícios e um relatório de um projeto (e talvez a recuperação de TEM, nota sai amanhã...). Bom início de semana...

No comments: