31.12.07

Das definições arbitrárias do tempo

O escritor e matemático francês Denis Guedj, através de um de seus personagens, disse uma vez que "países e estados são imaginários, só as cidades são reais". O personagem então justificava: as divisões de uma cidade são tangíveis, um país só existe pelos mapas e acordos que o definem. Existe o sentimento de nação, claro, que pode ou não coincidir geograficamente com um país, mas isto é outra questão. Se o argumento vale espacialmente, tanto mais vale na forma temporal: da mesma forma, podemos nos perguntar o que são os minutos e as horas, ou as semanas e os meses, se não definições um tanto quanto arbitrárias que estabelecemos? O dia existe fisicamente - uma rotação da Terra - assim como o ano - uma translação completa. Mas os pontos onde definimos os começos e finais são burocracias, e nada mais.

Não vou me abster de fazer uma retrospectiva do ano que me escondendo atrás deste argumento, mas vou usá-lo para dizer que muitas das coisas que, com certeza, constarão na retrospectiva de 2008 começaram já muito antes. Ainda que os treinos na bicicleta só comecem amanhã, a preparação para a próxima temporada já está em curso, através de pequenos planos que venho pondo em prática ao longo das últimas semanas. Igualmente, os resultados que publicarei no ano que vem, como parte do meu mestrado, começaram a ser estudados ainda na metade de 2007. E por aí vai.

Ainda assim, muitas vezes precisamos organizar alguns ciclos para coincidir com estas escalas arbitrárias. Semestres na faculdade, temporadas de um campeonato, arquivos de textos ou fotografias, o que seja. Por isto, de 2007, selecionando mais ou menos vinte acontecimentos:

1- Reveillon na praia, em Garopaba. Subi a Serra do Rio do Rastro na volta para casa. De carro - a promessa de subí-la de bicicleta não se concretizou, ainda.
2- Prova do mestrado no meio de janeiro. Imediatamente após a prova, fiz uma festa com alguns colegas (finalmente estava realmente entrando em férias). A massa que preparei foi um desastre.
3- Formatura no início de fevereiro. Muita cerimônia, mas uma ocasião legal para juntar vários amigos.
4- Desafio dos Aparados da Serra em Mountain Bike, no fim-de-semana do Carnaval. Minha primeira prova de MTB, junto com o Vitório e o Kàzic, com o Pedro e a Carine dirigindo o carro de apoio. Choveu asgane, foi uma prova dura, e muito divertida.
5- No início de março, comecei minhas aulas de francês na Aliance Française. Na mesma semana, fui árbitro na competição de robótica BR FIRST. Experiência singular de participar de um evento com tantos adolescentes tão cheios de idéias e energia, e voltar a ter contato com a turma da robótica.
6- Na semana seguinte, começo das aulas do mestrado. Bastante expectativa, mas no fundo era "mais do mesmo". Porém, com sala nova e uma bolsa do CNPq, um tanto melhor :-)
7- Ainda em março, a Elipse Software ganhou sua primeira corrida da temporada, com o Gean vencendo a Copa GoFit em Novo Hamburgo, primeira etapa da Copa União.
8- No início de abril, a equipe correu as 500as Millas del Norte, no Uruguai, com duas vitórias de etapas pelo Rodrigo "Rudy" Sartori. Mas menos de um mês depois, houve uma cisão na equipe, com a saída dos atletas de Gravataí. Restaram eu, Gean e Gilnei para reerguermos a equipe.
9- Em maio começaram a surgir os primeiros trabalhos com grafos que anunciavam a direção que minha pesquisa iria tomar nos próximos meses.
10- Em junho, ganhei minha primeira corrida, a 5a etapa da Copa União em Igrejinha, abaixo de muita chuva. Dirigi para lá sozinho, ganhei a prova escapado, voltei sozinho. Com um lindo troféu do meu lado :-).
11- Comecei a tomar cerveja no aniversário do Ítalo (coincidentemente também no dia dos Namorados). No Mulligan, com direito à Pale Ales, Weizenbiers e Dunkels - viva a Eisenbahn! - e uma Guinness também, acho.
12- Em julho, terminei o mais bem sucedido semestre da minha história acadêmica , com uma sequência de A's nas quatro cadeiras em que estava matriculado. Na mesma época, chegaram os primeiros resultados do grafo degrau-duplo em que eu estava trabalhando.
13- No final de julho, embarquei para a Alemanha para três semanas de férias. Me instalei no pequeno apartamento do Benjamin, na república da VDSt em Erlangen. Reencontrei meus colegas da equipe de ciclismo, fomos à Viena encontrar o Rafael von Gehlen, visitei meus tios ao norte, a Mônica ao sul, e uma amiga dos tempos da Siemens. Mas, mais importante, treinei e competi com uma turma no auge do verão alemão (Servus, leute!).
14- Em agosto, de volta ao Brasil e refletindo a ótima forma adquirida nas semanas na Europa, ganhei a 7a etapa da Copa União e me coloquei à caminho de disputar o título.
15- No início de setembro, apresento o primeiro seminário aberto com resultados da minha pesquisa. Na discussão que se seguiu, identificamos alguns aspectos bem interessantes que passei a estudar nos meses subsequentes. Infelizmente, as herculeanas listas de exercícios das cadeiras de Teoria Eletromagnética e Introdução a Nanofotônica impediram que eu dedicasse tanto tempo quanto gostaria à minha pesquisa.
16- Em outubro, comecei a investir na Bolsa de Valores, idéia que eu já vinha arquitetando havia alguns meses. Fui bastante motivado por alguns colegas que começaram a fazê-lo, com resultados bastante promissores...
17- No final de outubro, ganhei a 8a etapa da Copa União, em Arroio do Meio, depois de uma longa escapada com o Ricardinho (Ricardo Machado). As chances pareciam pequenas, mas havia uma chance matemática de ainda conquistar o título.
18- Com o início de novembro, iniciei este blog, motivado pela vontade de divulgar mais regularmente as aventuras e desaventuras e exercitar um pouco mais minha escrita. So far, tem sido uma experiência bem legal.
19- Por fim, depois de um bom 3o lugar na 9a etapa, fui para a 10a e última etapa da Copa União, em Taquara, consciente da improbabilidade, mas bastante motivado para tentar até o fim. Com chuva forte, e um excelente trabalho de equipe do Gean, deu certo - ganhei a prova escapado, e o Ricardinho, que não podia terminar entre os 5 primeiros, completou a prova na 6a colocação, sendo ultrapassado nos metros finais pelo Gean, garantindo a vitória do campeonato por UM ponto. Naturalmente, foi uma conquista muito comemorada (Valeu, pai, Gean, Gilnei, por todo o apoio!).
20- O semestre terminou nos acréscimos, e se o primeiro foi uma sequência de A's, este foi uma de B's. Ainda que tenha ficado um pouco abaixo das espectativas, não é de nada ruim. Meu projeto ainda tem algumas contas em aberto antes de prosseguir para sua próxima fase, mas já estou ancioso por começar a botar mais a mão na massa.

E o ano termina. So it ends. Voltando à discussão inicial, não já sem ter dado vários passos que já compõe o ciclo de 2008 - sejam encomendas para minha nova bicicleta de contra-relógio, leituras para o próximo ano ou outros pequenos preparativos para a próxima temporada. Claro, aproveito a divisão do calendário para encerrar algumas atividades e começar outras, mas o ciclo já está aí. Ora pois: com todas as diferentes interpretações que valem para os diferentes vocês que estão à ler:
That we may meet again on the other side!

No comments: