28.2.08

whiskas@de3 #4

Das ging ja so schnell... Voltei para Erlangen na segunda-feira à noite, encontrando o Pedro na cozinha preparando uma massa com molho de queijo - assim dá gosto de voltar "pra casa" :-). A massa foi acompanhada de uma cerveja e muita conversa, naturalmente. Ainda terminei a montagem de bicicleta, antes de dormir já bem depois da meia-noite.

Terça-feira saí para pedalar com o Benjamin e estrear a Cervélo. Como toda primeira pedalada, nos primeiros 10km tive de parar quase 10 vezes para ajustar aqui e ali a altura do selim, o ângulo do guidão, a tensão dos cabos do câmbio, etc. Mas ela rodava com uma suavidade impressionante - além do feeling único que só as bicicletas de contra-relógio tem. Fomos até o centro de Nürnberg, encontrando o Pedro que havia ido de trem até lá; e voltamos para Erlangen através de um caminho "alternativo" ao longo de canais e campos com muito pouco movimento, um pedal excelente. À tarde, encontrei o Pedro no centro de Nürnberg e visitamos o Germanisches Museum, numa visita de quase 3 horas. Algumas sessões estavam fechadas, mas vimos desde antiguidade e pré-história até obras-primas de mestres renascentistas. "Vale a foto!" (fotos, aliás, eram proibidas em diversas áreas). Depois olhamos vitrines no centro e terminamos com um café num dos diversos Starbucks da cidade, antes de pegarmos o trem de volta para casa. Junto com o Benja, comemos uma pizza para celebrar a última noite do Pedro aqui conosco.

Ontem (quarta) de manhã, caminhamos até o centro e despedimo-nos do Pedro na estação, onde ele pegava um trem para ir para Frankfurt, última etapa da viagem dele pela Alemanha. O Benjamin ia trabalhar e eu fui encontrar um colega da equipe para uma pedalada de quase 4 horas (~110km), com direito a um chocolate quente no alto da escalada de Cadolzburg, distante cerca de 30km de Nürnberg. Cheguei em casa quase no meio da tarde, e depois de almoçar, fazer a ciesta, fazer compras no supermercado com o Benja, já era noite quando fui assistir um filme e me deitar para ler um livro..

Hoje de manhã preparava-me para o que deveria ser um pedal curto aqui por perto, quando recebi um convite para ir almoçar com a Mônica em Bamberg. Fui pedalando até lá (~40km aqui de Erlangen, escolhi um trajeto mais longo, talvez 60km?) e encontrei-a, com o Benjamin (que foi de trem e levou uma muda de roupas secas para mim), pouco depois do meio-dia. À tarde, ela organizava o escritório dela (era o último dia de trabalho dela na universidade), e eu aproveitei para fazer uma visita e levar um chá para minha amiga Nikola, que estava gripada. Depois encontramos a Uca e o Benja e fomos juntos tomar um chocolate quente às margens do rio Regnitz, que corta a cidade. Por fim, ajudamos a Monica a empacotar todos seus pertences e carregá-los no carro. Eu e o Benja ganhamos uma carona de volta pra Erlangen, onde jantamos, com colegas da república, alguns pãeszinhos feitos no forno :)

Ora pois. Duas semanas é muito pouco tempo. Tenho a impressão de que mal cheguei, e já me dou conta que, em três ou quatro dias, estarei voltando para casa. Tenho amigos aqui, uma certa identificação com a região, um desejo de criar mais raízes. Naturalmente gosto muito de toda a turma em Porto Alegre, mas, como já comentei algumas vezes, há esse estranho sentimento de... querer, precisar vir morar por aqui. Com isso, chegando a hora de pensar já em fazer as malas, vem junto um curioso sentimento antecipado de saudades...

No comments: