15.2.08

Atualização #34

Começava este texto buscando justificar a "necessidade" de postar atualizações. Uma das razões por trás da criação deste sítio era justamente de manter atualizadas pessoas que, tradicionalmente, só recebiam emails circulares das minhas viagens - num fenômeno que a Monica muito bem descreveu no blog dela, criado talvez em parte pelo mesmo motivo. Nem sempre são acontecimentos importantes ou divagações profundas - às vezes resta apenas a possível poesia do cotidiano.

Escrevendo isso, e pensando justamente nas pequenas rotinas, surge isto como um motivo para divagar um pouco (e talvez aumentar o suposto "valor literário" deste post). Durante algumas daquelas pedaladas na chuva, contra o vento, me peguei procurando "onde está a glória numa atividade tão... unglorified?". A resposta? Me enchi de alegria quando conclui que havia encontrado-a, pedalando abaixo de muita água na semana passada: eu estava ali simplesmente pois aquilo era a coisa que eu mais queria estar fazendo naquele momento. Independente de onde estivesse a glória ou a honra ou qualquer outro sentimento enobrecedor do ato de pedalar.

Assim segue a rotina destas últimas semanas: com grande ênfase nos treinos - termino esta semana o segundo ciclo de treinos de base - e relativa folga acadêmica, devido às férias da minha orientadora e ao clima de indecisão sobre os rumos que o meu projeto irá tomar. Ainda assim, somente relativa: na semana anterior ao Carnaval, preparei um extended abstract para a QChaos 08, uma conferência sobre caos quântico na Espanha. Infelizmente, não vou ter chance de estar lá in locus, de forma que a apresentação ficou a cargo da Sandra, que irá mostrar este e os demais trabalhos do nosso grupo.

Então: Escrevi e submeti o abstract, e preparei figuras para a apresentação que a Sandra irá fazer. Chegaram novos uniformes para a equipe - ficaram ótimos, realmente com cara de equipe profissional, kit completo. Pretendia começar a escrever um capítulo de revisão teórica para minha dissertação, mas optei por, antes, estudar bem os fundamentos de caos e dinâmica não-linear. A minha "formação" na área, baseada principalmente na leitura de artigos recentes, deixou abertas algumas lacunas na base, portanto, a opção por um estudo sistemático do assunto. Em paralelo a este estudo, estou lendo uma biografia de Albert Einstein, sobre a qual irei me manifestar quando tiver terminado. Também estive ocupado "indo às compras" para arrematar praticamente todas as peças que ainda faltavam para a minha bicicleta de contra-relógio. Para finalizar, no domingo (logo após a etapa da Copa União ali na Av. Beira-Rio) embarco para a Alemanha, para duas semanas de férias "oficiais". Lá, espero, além de encontrar a nova bicicleta, re-encontrar alguns amigos do ciclismo e do trabalho, curtir um pouco do inverno, visitar os parentes, e algumas outras coisas mais. Aguardem, portanto, atualizações mais frequentes como parte da série 'whiskas@de'. Até lá!

2 comments:

Monica Mayer said...

Ai, ai, pq q eu consigo convencer outras pessoas disso (da necessidade de se comunicar!!), mas minha propria familia nao?! :P
Agora soh faltam mais fotos (qualeh a do tal do uniforme??), semana q vem tiramos elas juntos!
Estou te esperando!
[ ]'s

benja said...

Eh verdade, tinhamos que remeter todo mundo ao blog do ricky e ficar se comunicando pela pagina de recados :-)