26.11.07

Semanas

Não tomei tempo para divagar nesta última semana, então segue aqui uma pequena atualização do que se passou. Primeiramente, fiquei muito contente com as diversas parabenizações pela conquista da Copa União. Traz uma grande satisfação poder compartilhar um pouco desta alegria com todo mundo, mesmo que seja apenas através de uma foto ou uma notícia (aliás: aqui está o release da equipe).

Academicamente... estou desconfiado que o "mal" ajuste das amplitudes nas minhas órbitas não é de fato tão ruim assim, e decorre tão-somente da convergência lenta da fórmula do traço. A Sandra propôs então testar outras medidass além da condutância para ver se observamos desencontros da mesma ordem de grandeza. Assim, estou elaborando uma formulação matricial de outra propriedade de transporte (o time delay, ou o atraso na fase de uma onda), que já foi bastante estudado em mapas e hamiltonianos, e possibilitaria termos um parâmetro de medida para compararmos. Esperava já ter um plot preliminar, mas apesar de ter passado a tarde de hoje brigando contra o Maple, não obtive muito sucesso. Paciência... No meio tempo, enquanto a reforma da nossa sala não saiu do chão (literalmente, pois ainda estamos sem piso), comemoramos o aumento anunciado de 20% nas bolsas de mestrado e doutorado, a valer a partir de março...

Treinei pouco nestes últimos dias. Como havia mencionado, vou diminuir gradualmente a duração e intensidade das sessões de treino até uma parada completa pela metade de dezembro, para só então me preocupar com a base da temporada do ano que vem Enquanto isso, estou me divertindo configurando uma bicicleta de contra-relógio, arma para disputar o Campeonato Brasileiro de 2008.

Já esta semana que se inicia tem "Nanofotônica" escrito por todos os lados: lista de exercícios, prévia do projeto de laboratório, e a prova, que pendente negociações com o professor, deverá ser na sexta-feira. O final de semana também promete, com os Jogos Intermunicipais no sábado, aqui em Porto Alegre, e a Volta de Sapiranga no domingo. (E por hoje é só...)

No comments: