23.6.08

Praia, vento e um banho de mar

A semana que se passou pode resumir-se num espírito de "voltei". Depois da semana curta entre a conferência e o Brasileiro, finalmente pude recuperar um pouco do sono e tocar algumas atividades que haviam sido postergadas desde um mês atrás, ou mais. Trabalhei um pouco no meu artigo e na minha tese, assisti alguns seminários, enfim, voltei à uma rotina um pouco mais "normal".

Neste fim-de-semana, depois de quase um mês longe do certame regional, participei do GP Capão da Canoa, antigamente conhecida como "Volta do Litoral". Tinha uma certa expectativa em aproveitar a boa forma do Brasileiro numa corrida por aqui, e não me desapontei. Na etapa de sábado, percorríamos 90km entre Capão da Canoa, Tramandaí e Osório, retornando a Capão pela Estrada do Mar. Com um forte vento cruzado em direção a Osório, lancei um ataque na compania de Rodrigo Sartori (APEG) logo após a primeira meta volante, e abrimos uma vantagem em relação ao primeiro pelotão. Ao fazer a curva em Osório, o vento colocou-se de cauda, e rapidamente andávamos a 60km/h, ampliando nossa vantagem sobre o grupo, que não conseguiu organizar uma perseguição efetiva. Nos últimos 20km, após girarmos novamente em direção ao Norte, o vento voltou a ser cruzado, exigindo muita técnica para mantermos as bicicletas em pé. Rodrigo fez a maior parte do trabalho - devo dizer que eu já estava moído; havia focado meus treinos em esforços mais curtos - portanto optei por não disputar a chegada e cruzei a linha na segunda colocação, quase dois minutos na frente de Cleiton Fadanelli (Acaci/UCS), que encabeçou o pelotão.

No domingo, pretendia defender minha colocação marcando Cleiton (3o) e Jeferson Molter (APEG), 4o colocado, meus adversários diretos. Nossa equipe logo perdeu Gilnei, que não resistiu ao forte ritmo impresso no circuito, de modo que fiquei sozinho para cobrir os ataques dos atletas da APEG, bem como as investidas dos três atletas da Beto's Bike. Após a primeira meta volante, Cleiton, Rodrigo e Everson de Assis (Beto's) abriram uma vantagem, que não consegui neutralizar. As outras equipes presentes no pelotão não conseguiram organizar uma perseguição, e eu optei por torcer que Everson não iria conseguir somar mais pontos que eu havia feito no dia anterior. Infelizmente, ele pontuou na segunda meta e, com um segundo lugar na chegada final, me ultrapassou por dois pontos no somatório geral. Acabei, portanto, na 4a colocação, depois de ainda sofrer um tombo na última volta, quando uma rajada de vento me empurrou contra um trecho coberto de areia na (esburacada) avenida Beira-Mar, me fazendo perder o controle e ir ao chão.

Ainda assim, havia conquistado um lugar no pódium. Havia prometido anteriormente que, se conseguisse tal feito, tomaria um banho de mar após a prova, o que cumpri tão logo terminada a cerimônia de premiação. Nosso júnior Lucas Barcellos, vencedor em sua categoria (parabéns, piá!), prontamente decidiu acompanhar-me na indiada, e saímos correndo, ainda de uniforme, rumo ao achocolatado mar capãodacanoense. For the win!


De volta em casa, ainda um quentão com Vitorio, Carine, Rocca e Kazic na orla do gazômetro e um xis-camarão no 14-Bis para repôr algumas das calorias do final de semana, antes de encerrá-lo com uma Leffe escrevendo este relato. Uma boa semana!

No comments: