24.1.09

Decifra-me ou ...

O último post de 2008, 'Direto do trem', motivou uma reflexão sobre o estado das coisas. Talvez tenha passado uma imagem um tanto angustiante, mas asseguro que não era este o objetivo. Quero, sim, tentar expôr algumas sensações que nem sempre são facilmente compreendidas - e portanto tanto menos espressadas.

Arquiteto planos de um doutorado e de um período estendido na Alemanha desde o final da minha graduação, ou seja, já há pelo menos dois anos. Todos os motivos que eu tinha àquela época ainda existem, e ainda são fatores que eu valorizo muito na vida por aqui. Todavia, a conjectura mudou bastante neste período: voltei a pedalar de forma bastante competitiva; fiz novas amizades e desenvolvi outras já existentes; mudei bastante meu relacionamento com a Física e a Universidade; fiz inúmeras viagens, empreitadas e indiadas - todo o desenvolvimento do 'Whiskas Lifestyle'. Se o processo de decisão tivesse se localizado apenas nestes últimos meses, talvez tivesse encontrado outro resultado. Mas mantive-me fiel à idéia original, e aqui estou.

Por quê? Dado que certas escolhas haviam sido feitas, algumas há bastante tempo, já influenciadas por estes planos, seria por orgulho, medo de voltar atrás, teimosia? Ou, sob outro ângulo, seria por idealismo ou determinação de perseguir um antigo sonho? Muito provavelmente, uma mistura de ambos. Tenho investido algum tempo tentando encontrar e delimitar os componentes de um e de outro - o que define, aliás, o período do doutorado como algo além da pesquisa acadêmica, mas isso é assunto para outro post.

- - -

Os últimos finais-de-semana - com temperaturas bastante amenas e lindos dias de céu azul - propiciaram excelentes pedais pelos campos da Baviera. No último domingo, arrisquei inclusive um trecho um pouco mais forte na bicicleta de contra-relógio - faltando mais de dois meses para a primeira competição, ainda é um tanto cedo para os treinos específicos, mas uma esticada de vez em quando traz boas sensações...

Enquanto isso, na Universidade, sigo em duas frentes. Por um lado, lendo uma série de artigos e tutoriais, estou buscando alguma 'brecha' interessante para montar um projeto maior, provavelmente envolvendo a implementação óptica de um computador que utilize a topologia de um cluster como base para o processamento. É uma idéia bastante recente; ainda um tanto complexa, mas que oferece várias possibilidades interessantes. Por outro lado, um problema aparentemente simples - a montagem de um circuito óptico trivial, que pode ser 'traduzido' para noções rudimentares de Álgebra Linear - segue nos desafiando: depois de algumas semanas debruçado nos cálculos, não encontrei uma solução, mas tampouco consegui provar que esta não existe...

Y asi pasan los dias. Às vezes, ouvindo um tango enquanto bebo um espresso, bate uma saudade da Argentina...

No comments: