30.11.08

Enquanto isso...

Inicio divagando sobre a rotina. Depois de mais de um mês por aqui, percebo como já montei um 'roteiro' para as atividades por aqui. Estabeleci uma pequena sequência para os dias de semana (acordar, exercícios, banho frio, granola com iogurte, um espresso, pedalar pro campus...), bem como para atividades como limpeza do quarto, compras, arrumações, filmes, leituras, etc. Ainda faltam uma série de elementos ao que espero seja a tabela 'definitiva', mas já me divirto como está. Falta, é claro, voltar a treinar, mas estou aproveitando estas semanas de férias para outras atividades e assim acumulando suficiente vontade de pedalar para, em breve, encarar o inverno lá fora com longas (e frias) pedaladas para o período de base.
- - -
Saindo da rotina, este fim-de-semana aluguei uma Mercedes C-180 Kompressor e dirigi até o aeroporto de Frankfurt, para lá encontrar a Carol - que está vindo para iniciar, como eu, o doutorado por aqui. Infelizmente, ela perdeu a conexão em Lisboa, veio num vôo mais tarde, e na confusão da Tam/Tap/Lufthansa, ficou sem suas malas. Seguimos para Mannheim, onde ela fará alguns meses de curso de alemão no Instituto Goethe. Ela se instalou numa residência fornecida pelo curso, eu num hostel, e saímos para caminhar pela cidade, tomar um 'quentão' no Weinachtsmarkt e depois algumas cervejas locais no primeiro bar que pareceu apropriado.
Hoje nos encontramos depois do café-da-manhã e andamos pela cidade, em um tradicional 'roteiro turístico' com muitas fotos. Tomamos Caramel Macchiatos na
Starbucks, caminhamos pelos diversos calçadões, castelos e museus, antes de encerrar com um almoço na estação de trens e voltar para casa, onde eu havia estacionado o carro. Dirigi de volta, aproveitando a pista seca e as temperaturas amenas (5-7 graus positivos!) para andar um pouquinho... Veredito? 200km/h numa Kompressor é bem legal, mas nem se compara com a sensação de 60km/h na minha Cervelo.
- - -
Que venha dezembro!

9.11.08

Living the difference™

Vinte dias, ou quase três semanas depois. Quarto montado, todas as malas desfeitas, mountain bike em circulação. E ainda a Internet do vizinho.

'Vivendo a diferença', que tenho utilizado como mensagem de status e que intitula esse post, se refere à algumas das dificuldades que se enfrentam para se encaixar no padrão de vida daqui. Com a minha dupla cidadania, os formulários e procedimentos para estrangeiros não se aplicam, mas tampouco os caminhos para alemães 'nativos' são mais adequados. Eu entro em uma categoria bizarra de alemães que nunca fixaram residência na Alemanha, uma posição bastante singular.

Os emaranhamentos burocráticos, porém, são apenas a ponta do iceberg. No Brasil, meu caráter de exceção aparecia de uma forma disfarçada: eu era 'previsto' pelo sistema, apenas não concordava com este, e tentava, às vezes sutilmente, contornar ou exercer minha opinião - seja na universidade, no trânsito, enfim - o chamado Whiskas Lifestyle. Aqui, a situação se inverte: eu quero fazer parte do sistema, mas o simples fato de tentar, como bem colocou a Monica, já me faz diferente:

"You will always try, and because you try, you will never be like all the others.
And even if you don't try, you won't be like the others as well :)"
Não vou lutar contra isso. Muito pelo contrário: estas particularidades
definem um estilo de vida único - sobre o qual eu espero ainda ter muitas histórias para contar. Um 'viva!' às diferenças!

1.11.08

Quartos

No hostel onde fiquei nos primeiros dias após chegar:

O quarto da Pfälzerstr, logo após descarregar as compras da Ikea

Com o novo colchão e um pouco mais arrumado:
Estou muito contente de poder finalmente colocar meu nome na porta de um apartamento. A localização é muito boa, em uma rua tranquila, cerca de 15 min de caminhada do centro e 15 min de caminhada da universidade. A Doris e o Michael também parecem ser muito legais; acho que vai ser uma experiência divertida.