31.5.09

Foi-se maio.

Maio que começou com a visita do meu pai, aproveitando o feriadão do dia 1o. Por mais abundantes que sejam as possibilidades de comunicação de longa distâncias, uma hora de conversa frente a frente é absolutamente insubstituível - e desfrutamos de várias destas horas, na companhia de algumas cervejas, vinhos ou chimarrões... também passeamos bastante pela cidade e redondezas, almoçamos com a Mônica e o Benjamin, e até fomos voluntários numa prova estilo 'Audax' organizada pelo meu clube.

Ainda para o feriadão, alugamos um Golf 6 (*) e dirigimos até Herrieden, distante cerca de 100km a sudeste de Erlangen, para disputar o campeonato estadual de contra-relógio da Baviera. A influência da gripe que havia me nocauteado nas provas do fim de abril ainda se fazia sentir quando larguei; uma tromba d'água poucos minutos antes da minha largada com certeza também não ajudou - resvalei numa curva e por pouco não fui ao chão, enquanto os últimos a largarem pegaram o circuito já relativamente seco, graças ao sol do fim da tarde. Dito isso, o 24o lugar que obtive (dentre 81 que largaram) ficou aquém da minha expectativa, mas foi longe de ser um desastre.

(*) Devo notar a tremenda eficiência do motor diesel do nosso Golf. Rodando a 120km/h em uma Autobahn, o consumo indicava parcos 3,5l/100km - ou quase 30km/l. Ao final dos 685km que rodamos - incluindo além dos trechos nas autopistas muitas andanças por Erlangen e Nürnberg - abastecei 33,5 litros, o que rendeu um consumo médio de 20,5km/l. De momento, estou aguardando alguns processos burocráticos para poder tirar minha carteira aqui; tão logo isso se resolva, vou atrás do meu carrinho.. =)

Depois do fim-de-semana do contra-relógio, tirei uma semana de folga para me recuperar por completo; e me sentindo novamente em condições, tirei proveito das condições primaveris para realizar algumas excelentes sessões de treinos pelos campos da Meia Francônia. De volta às competições, no dia 17 consegui completar minha primeira prova de estrada na Alemanha desta temporada: na prova de Schrobenhausen, cheguei logo atrás do primeiro pelotão, com uma média de 43km/h no percurso ondulado de 96km. Na semana seguinte, disputamos um circuito em Neustadt, na Renânia; desta vez cheguei junto ao primeiro grupo, com 44,5km/h de média nos 60km de prova. Me senti bem, mas com a corrente escapando (devido a uma experiência mal-sucedida com um cassete antigo), optei por não tentar nenhum ataque e correr o risco de uma pedalada em falso causar uma queda desnecessária. Por fim, ontem, dia 30, corremos em Kulmbach(**). Me senti bastante mal na primeira metade da prova, mas depois as sensações melhoraram, e pude mostrar algum serviço: ataquei e andei escapado por uma volta; depois de alcançado, coloquei-me a trabalhar para nosso velocista, levando-o a frente do pelotão, ajudando a neutralizar uma fuga que havia e estabelecido, e embalando-o para uma meta. Infelizmente ele ficou fora da zona de premiação, mas fiquei muito contente com meu desempenho e com as parabenizações dos demais colegas.

(**) Kulmbach é sede da cervejaria Kulmbacher, uma das maiores da Baviera. O circuito passava em frente à cervejaria, que patrocinava a competição. E, naturalmente - afinal, aqui é a Alemanha - os atletas ganhavam, ao fazer a inscrição, um vale-cerveja para depois da prova. Ainda trouxe uma pra casa, que estou tomando enquanto escrevo este post...

No trabalho, se por um lado os cálculos foram para frente e possibilitaram chegar a um resultado, por outro lado a conclusão não parece muito animadora. Um frágil estado de superposição macroscópica quântico - também chamados de "Gato de Schrödinger" - aparentemente não resiste aos efeitos de descoerência presentes nos canais que estamos modelando - e, conforme a atual interpretação da solução, os códigos que desenvolvemos não conseguem salvá-los. Após uma série de simulações, já 'matei' uma dezena de gatos...

Por fim, na semana passada, tive a visita do Julio (fazendo seu Tour pela Europa), da Carol e do Renato (vindos de Ulm) para comemorarmos, junto com o Benjamin e a Mônica, meu aniversário. Na terça-feira, a comemoração com os colegas do ciclismo e da faculdade (que estavam, em sua maioria, viajando ou competindo durante o fim-de-semana). Contei sete nacionalidades diferentes reunidos em torno de várias cervejas alemãs...
- - -
Fotos das corridas, festas e cenas do cotidiano na galeria do Picasa:
http://picasaweb.google.com/ricardo.wickert
- - -
Mais um mês da Primavera se foi. Juin, s.v.p.!

12.5.09

The Whiskas Radio

To the sound of Pink Floyd's The Wall, I'm reading some older posts while my computer works on the integration of a photon loss mode. "Hey you" on the headphones screams "Don't give in without a fight...". Yeah. Where did all the fighting spirit of youth suddenly go?. "Is there anybody out there?" plays next, and with it the next round of thoughts. Music has been an integral part of my description of the world, either motivating it or simply providing a fitting soundtrack.

Not long ago I finally managed to grab hold of Belle and Sebastian's Push the barman to open old wounds, which since then is a frequent presence in my playlist. It came at a very fitting time, providing most appropriate musical background to many of my current trains of thought: "I'm waking up to us" approaches all my discussions of former relationships; "A century of fakers" and "La Pastie de la Bourgeoisie" will lead to the current state of (socio-economic) affairs; or "The state that I am in" and "You've made me forget my dreams" for the more philosophical daydreamings. From a different album, "A summer wasting" has been ringing ever since springtime began. Finally, "I believe in (travellin' light)" is an all-time favourite for trips of any sort.

Another day; right now, calculating to the sounds of Beethoven's "Waldstein" and "Appassionata". Piano music seems more appropriate now: grey skies throughout, as I develop my method for integrating the loss modes of my transmitted cat state. It involves manually reorganizing long expressions, a quite time-consuming procedure, but at least it is bringing the calculations forward. Time for another cappuccino?