28.10.08

Sieben Sete 7 Seven Siete Sept ...

... uma semana, em todo caso.

Achei um lugar semi-definitivo para ficar: dividirei um apartamento com Doris, 27, estudante de matemática, e Michael, 22, estudante de informática que está fazendo um estágio na Siemens aqui na cidade. Estava começando a ficar preocupado: havia conseguido reservar apenas 5 dias no hostel aqui da cidade, que chegavam ao fim e eu ainda não havia encontrado nada. Domingo me mudei do albergue para a casa da VDSt, antiga república onde morava o Benjamin, onde me ofereceram o sofá da sala para me instalar provisoriamente até o dia 31 - meu 'contrato' na nova república começa no dia 1o de novembro.

Em paralelo às questões habitacionais, começar o doutorado foi um processo bem interessante. Como já falei, é uma área completamente nova, e eu não estava bem preparado para este 'choque' de diferenças. De forma um tanto instintiva, comparei os primeiros dias no Max Planck com meus primeiros dias na Siemens, há 5 anos atrás. Lá, já no primeiro dia, realizei algumas tarefas práticas/produtivas, obviamente num contexto bem diferente. Aqui, creio que precisarei ainda de algumas várias semanas até poder 'caminhar com as próprias pernas' - o que deve ser perfeitamente normal, mas não é como eu estou acostumado.

Hoje começou um novo bolsista no grupo, que dividirá a sala comigo, o que me trouxe um certo ânimo extra - eu fui alocado à uma sala junto com uma post-doc russa que passa a maior parte do tempo no laboratório, então ter uma companhia - que ainda por cima fala alemão! - é uma adição muito bem-vinda.

Minha mountain bike está em uma oficina para montagem; espero até o final da semana poder ir pedalando para o campus, transformando uma caminhada de meia hora num pedal de menos de dez minutos - além, é claro, de começar lentamente os treinos visando a temporada do ano que vem.

Hoje, por fim, cheguei em casa para me deparar com um convite do Benjamin para uma noite de queijos e vinhos junto com outros dois colegas da VDSt. *hic*, a data foi bem comemorada :)

24.10.08

Sempre a poça d'água.

Defendi o mestrado e atravessei o continente pedalando. Até aí, todo mundo acompanhou, certo?

Voltei, e praticamente ao mesmo tempo chegava em Porto Alegre Benjamin, vindo aqui de Erlangen, para passar quase um mês no Brasil. Aproveitamos para fazermos juntos uma série de programas, ele aproveitando para relembrar um pouco de alguns aspectos pitorescos da cidade e da região, eu lentamente iniciando minha despedida. Lancheria do Parque, idas ao Campus, passeios ao sítio em Nova Petrópolis. Muitos cafés, vinhos e cervejas, em deliciosas companhias. O tempo, como sempre, passou rápido demais, e eu acordei na segunda-feira com uma sensação de que ainda ainda queria ficar mais um pouco para fazer outras tantas coisas. Só mais uns minutinhos...

Uma pequena correria entre consulado (faltavam autenticar alguns documentos) e fechar a mala, e zarpar para o aeroporto a tempo de ainda ver o Benjamin embarcar. Meu vôo para São Paulo, no qual consegui lugar tranquilamente, só partiria algumas horas depois. Almocei na companhia dos meus pais e de vários amigos, ainda um espresso com todo mundo, despedidas, e lá me fui, mais uma vez.

Em São Paulo, depois de encontrar meu tio Fred no desembarque, também consegui um lugar facilmente na classe executiva do vôo para Frankfurt (valeu, Roni!). Comemos um sushi e tomamos um chopp enquanto conversavamos sobre a família, educação superior e a crise econômica; ainda apresentei algumas fotos da nossa viagem ao Chile antes da bateria do notebook acabar. Mais uma despedida, e passei para a sala de embarque, onde instantes depois chamaram nosso vôo. Fui recebido a bordo com champagne francesa e quitutes diversos, naquela que possivelmente foi a melhor poltrona em que já voei; em seguida uma comissária me oferece o cardápio e pede que eu escolha meus pratos para o jantar daquela noite, bem como o vinho que iria acompanhá-lo (optei por um risoto de frutos do mar com um vinho espanhol, cujo nome não mais lembro).

Desembarquei em Frankfurt depois de uma noite bem dormida e um café da manhã reforçado, e daí começou a novela de arrastar malas. Primeiro até a estação de trens do aeroporto (onde cheguei exatamente no momento que o trem para Nürnberg abria suas portas), depois para trocar de trem na estação central (pois nosso ICE foi 'confiscado' para revisão, e nos passaram para um IC), mais uma vez em Nürnberg na baldeação para o trem até Erlangen (o trem tentou partir antes d'eu terminar de colocar a última mala para dentro, por sorte o fiscal atento segurou a partida e liberou novamente a abertura das portas), e por fim na chegada em Erlangen, de táxi até o hostel. Minha reserva, por alguma razão, constava como a partir de quarta, e não terça, mas felizmente havia um outro quarto disponível para a primeira noite. Fui procurar o Benja na casa da VDSt, onde não o encontrei, mas os rapazes me reconheceram de 'outros carnavais' e me convidaram para umas cervejas para assitir um pouco de TV.

No dia seguinte, daí sim, tomei café com o Benja, fiz uma série de pequenas errandas - compras no supermercado, passar no banco, etc - e passei o resto da tarde olhando anúncios de apartamentos e escrevendo emails, alguns para perguntar sobre ofertas de aluguéis, outros para anunciar minha chegada aqui, por exemplo, para o pessoal da Universidade. À noite, jantei com o Benja, comida chinesa, chá brasileiro e um licor espanhol...

Willkommen in Deutschland!, diz Peter, meu orientador, marcando a reunião para a quinta-feira, às 11h. Caminhar aqui do centro da cidade até o campus leva em torno de meia hora; combinei com o Benja às 9h30 e chegamos lá pouco antes das 10h. Ele tinha uma aula, eu fiquei na biblioteca lendo um pouco até chegar o horário de bater na porta de Peter. Em menos de meia-hora, foi-se toda a burocracia - 'preenche esse formulário, este eu assino, tu assinas aqui, esta é tua sala, aqui está tua chave, a impressora é ali, alguma pergunta? ótimo, podemos falar de Física agora?'

E daí caiu a ficha: isso é um doutorado na Alemanha, e o ritmo aqui é outro - ainda por cima começando em uma área inteiramente diferente da qual eu vinha trabalhando no meu Mestrado. Tenho uma série de novas referências para estudar, novas definições para aprender, e algumas centenas de páginas de artigos pela frente - e é só o começo. Isso vai ser divertido.

Fiquei o resto da tarde estudando na minha mesa, devagarinho conhecendo o ambiente e os colegas. Rafaelle, um postdoc italiano, e Ludmilla, postdoc da Polônia, Nadja, doutoranda de Minas Gerais (teuto-brasileira); o grupo aguarda ainda a chegada de Seckin (doutorando da Turquia), bem como um alemão que deve fazer seu trabalho de conclusão conosco. À noite, saimos para uma pizza e algumas cervejas, Rafaelle levando junto sua esposa e a adorável Catharina, de 4 meses, e Peter, sua namorada japonesa (cujo nome eu não gravei). [Não consegui postar isso ontem, de forma que isso só foi ao ar hoje de manhã, aqui na rede da Universidade. Bom fim-de-semana!]

20.10.08

Embarcando

"A ship is in harbour safe, but that's not what ships are built for."
(Monica Mayer)

13.10.08

Despedida!

Domingo, 19 de outubro
Mulligan (Padre Chagas, 25)
20hrs

Be there, or be square!

10, 9, 8, 7

A contagem vai avançando e a lista de coisas a fazer diminuindo; somente uma semana agora até o outro lado da Grande Poça D'água. Se por um lado eu vinha me preparando para isto há um tempão, e por isso mesmo fechar a bodega por aqui está sendo um processo super tranquilo e sem atropelos, por outro lado acontecem uma série de eventos um tanto atípicos que geram situações não-usuais, e tornam tudo muito mais interessante.

A começar por terminar o mestrado: eu nunca havia defendido um mestrado antes! Menos de uma semana depois, iniciar a travessia do continente, evento para o qual ainda estou devendo um relato pormenorizado - algum dia, talvez. De volta, e no fim-de-semana seguinte a grande Chopeidança, marcando o início das festas de despedida.

Comecei então a riscar itens da lista de tarefas antes da viagem, lista essa que contempla coisas como
- tradução juramentada de históricos escolares e certificados
- elaboração de um novo passaporte (alemão)
- confecção uma nova mala-bike (para transportar meia casa)
- revisão na dentista (aprovado, sem nenhuma cárie!)
Ainda por vir:
- reunião para passar adiante o comando da equipe
- um último seminário junto ao grupo de Física Matemática
- apresentação de fotos da nossa viagem
- despedidas, despedidas, despedidas !

Já disse antes: "I believe in travellin' light!"